quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Associação Selectiva Moda Polónia - Next Season Poznan

" Integradas numa iniciativa da Associação Selectiva Moda, são duas as empresas portuguesas que marcarão presença na próxima edição do certame Next Season, em Poznan – Ramos&Ramos e Veríssimo&Veríssimo – de 29 a 31 de Agosto.
Este certame é um dos mais importantes eventos da região, atraindo centenas de expositores internacionais, assim como compradores locais.
Ao longo das últimas edições mudou a sua organização e imagem, com o objectivo de criar e intensificar as sinergias entre o sector do vestuário e calçado. Durante os três dias do certame são esperados mais de 6000 visitantes, que poderão conhecer as novas tendências de cerca de 550 marcas que estarão em exposição.
Este evento conta com a presença de duas empresas portuguesas – Ramos&Ramos e Veríssimo&Veríssimo - ambas inseridas no projecto de internacionalização From Portugal da Associação Selectiva Moda, no âmbito do Qren.
Ramos&Ramos,embora não seja uma estreante neste certame, marca presença uma vez mais e irá mostrar as suas novas tendências para Outono/Inverno 2011-2012 da sua colecção Casual Urban Style para Homem e Senhora.
Para dar a conhecer a sua Linha Feminina, que assenta num conceito de elegância adaptado á mulher moderna, estará presente pela primeira vez a empresa Veríssimo&Veríssimo.
A participação destas duas empresas portuguesas na Next-Season é uma iniciativa da Associação Selectiva Moda, com o apoio de fundos comunitários (QREN) e inserida no projecto From Portugal.
A Associação Selectiva Moda é uma entidade promotora da internacionalização das empresas portuguesas e para 2011 conta com um programa de 61 acções internacionais em 26 mercados distintos, direccionado para as áreas de fios, tecidos e acessórios, moda, têxteis-lar e decoração e têxteis técnicos, com um investimento de 7,43 milhões de euros."
Fonte: Aicep 


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mota Engil Polónia - resultados vão disparar

" Os resultados da Mota-Engil na Polónia vão disparar este ano, apurou o SOL. Depois de em 2010 ter registado um volume de negócios de 191 milhões de euros neste país do Leste europeu, fontes próximas da empresa ouvidas pelo SOL apontam para um crescimento até aos 320 milhões em 2011, ou seja, mais 68%.
Segundo a análise do Grupo do Porto, os resultados estão a ser potenciados pelo rápido desenvolvimento da construção na Polónia, que irá organizar a competição de futebol Euro 2012 juntamente com a Ucrânia, pelos investimentos em infra-estruturas financiados pela União Europeia e pela subida do mercado imobiliário.
Actualmente, a Mota está a trabalhar em cerca de 80 projectos no país. Os principais destaques vão para a construção de duas secções de vias rápidas, ambas em consórcios que lidera: em Lublin, iniciada em Março, no valor de 160 milhões, e em Gorzów Wiekopolski, iniciada em Julho, e com um valor de 84 milhões de euros.
O mercado imobiliário tem igualmente dado força à maior construtora portuguesa. Por isso, a empresa dirigida por Jorge Coelho começou em Abril a terceira fase do projecto Soltysowska, que prevê a construção de 196 casas em quatro edifícios. Localizado em Cracóvia, este investimento irá render cerca de 15,6 milhões. Nas duas primeiras fases do projecto a Mota-Engil vendeu mais de 100 casas por ano em 2009 e em 2010.
O crescimento dos resultados na Polónia tem enchido de optimismo os responsáveis da Mota e as ordens vão no sentido de intensificar o investimento, de modo a potenciar os resultados futuros. Nesse sentido, a Mota-Engil finalizou na primeira metade do ano a aquisição de uma empresa na zona de Gdansk. Já em 2010 tinha fechado a compra da PRD-M Lublin SA.
«O início da actividade em Gdansk, um pólo estratégico, foi assegurado este ano com a aquisição de uma pequena empresa local», disse fonte próxima do processo. «Estamos desde já a acrescentar novas valências técnicas a esta empresa e a promover o seu crescimento com quadros da Mota-Engil». O objectivo é fundir este novo activo na Mota-Engil Central Europe, onde estão concentradas as actividades na Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria e Roménia.
«Perspectivamos um forte crescimento»
A carteira de encomendas ganha na Polónia deverá permitir a manutenção dos níveis de volume de negócios na região. Para os próximos anos a Mota já assegurou obras no valor de 600 milhões.
«As perspectivas para a construção industrial e para o sector da energia são de forte crescimento, e o sector residencial continuará a mostrar-se resiliente e provavelmente irá crescer devido à pressão da procura», diz ao SOL outra fonte. «A partir de 2013 iremos assistir a uma redução do investimento público acompanhada pela distribuição do investimento de forma mais equilibrada entre os segmentos rodoviário, ferroviário e ambiente», prossegue.
A construtora irá apresentar resultados no dia 31 deste mês, quando deverá divulgar aos investidores uma subida dos lucros semestrais em relação ao período homólogo. Nos primeiros seis meses de 2010 o resultado líquido do grupo foi de 23 milhões de euros."
Fonte: www.sol.pt  

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Biedronka e Zatoka - Jerónimo Martins estuda aquisição

" O Grupo Jerónimo Martins quer adquirir parte dos activos da cadeia Zatoka, confirma Concorrência polaca, que está a avaliar o dossiê. O grupo Jerónimo Martins pode estar em vias de somar mais uma dezena de unidades ao seu parque retalhista na Polónia, que em Junho passado já ia nos 1707 supermercados. Com a aquisição de parte da cadeia Zatoka reforça a presença da Biedronka no Norte do país"
Fonte: www.negocios.pt
Refira-se que esta cadeia de supermercados (Zatoka), presente na Tri-cidade ( Gdańsk, Gdynia e Sopot) tem actualmente 30 lojas. Não se julgue porém que a presença da Biedronka é fraca nestas cidades. Em Gdańsk tem 28 lojas, em Gdynia 12 e em Sopot são 2. Afinal de contas, trata-se de uma zona com uma população de quase 800.000 pessoas.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sistrade Polónia - feira Pakfood 2011


" A SISTRADE, empresa de engenharia e consultoria de Sistemas de Informação para mercados verticalizados como a indústria de impressão e embalagens, vai estar presente como expositor na PAKFOOD 2011 – Feira Internacional de Embalagens Alimentares– que terá lugar em Poznan, Polónia, nos dias 12 a 15 de Setembro.
Esta feira permite reunir profissionais do sector de embalagens alimentares da Europa Central e Oriental. Este ano a PAKFOOD irá destacar as mais recentes tendências em design e tecnologias no fabrico de embalagens.
A participação da SISTRADE na 3ª edição da PAKFOOD é fundamental para reforçar a sua presença no mercado Polaco, como fornecedor de ERP Software especializado para indústria de embalagens, e poder apresentar a mais recente versão Sistrade® Print 4.1 que inclui muitas novidades na área de orçamentação de embalagens, facturação, encomendas, CRM, gestão de stocks, gestão de produção e scheduling, entre outros.
SISTRADE vai estar presente no stand N32 Hall 5." 
Fonte: www.assoft.pt  

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Glintt na Polónia

" A Glintt -- Global Intelligent Technologies anunciou hoje a criação da Glintt Polska, uma sociedade de direito polaco detida a 100 por cento pela empresa portuguesa da área das tecnologias de informação.
"A criação da Glintt Polska insere-se na estratégia de expansão internacional da Glintt e visa o incremento da actividade comercial na Europa, reflectindo a aposta da empresa no mercado polaco", diz a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 
A nota endereçada ao regulador não revela os valores por detrás da criação da Glintt Polska."
Fonte: www.expresso.pt

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Euro 2012 Arena Gdansk inaugurado

Na Polónia o Euro 2012 está cada vez mais próximo de ser uma realidade. Este sábado foi inaugurada a PGEArena Gdańsk, um dos quatro estádios construídos em território polaco para a competição organizada a meias com a Ucrânia.
Após a competição, o recinto com capacidade para 44 mil espetadores será utilizado pelo Lechia Gdańsk.
O primeiro-ministro Donald Tusk foi uma das personalidades presentes na inauguração de um recinto que custou mais de 190 milhões de euros e acolherá apenas quatro jogos do Campeonato da Europa, três da fase de grupos e um dos quartos-de-final."

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SIBS International Polónia - novo negócio

" At the beginning of July SIBS, in partnership with Bank Millennium and Makro Cash & Carry, have launched a new business line in Poland - POS service. The project implementation was a big success of SIBS and its partners, especially because the development of the solution and complicated migration process were executed within just two and a half months.
The project was successfully implemented, making the service available for clients of all 29 Makro Cash & Carry stores and 4 Makro Cash & Carry points across the country.
SIBS integrated previous Makro POS architecture and assured smooth migration to the new service by taking care of technical aspects of the implementation and meeting necessary requirements concerning security and terminal management. Its experience helped minimizing necessary changes and costs incurred by the SIBS’ partners."

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Bank Pekao - Millennium Bank potencial compra

" O CEO do Bank Pekao (filial do Unicredit), Luigi Lovaglio, disse em conferência com analistas que “não vê limitações” à compra de bancos seus concorrentes na Polónia.
O BCP disse, em Julho, que a sua filial na Polónia, o Bank Millennium, não faz parte do conjunto de activos estratégicos do grupo. Nesse sentido, as declarações do CEO do Bank Pekao, são particularmente relevantes para o banco português.
A Reuters avança mesmo que o Bank Pekao é visto pelos analistas como um possível comprador do Bank Millennium. Luigi Lovaglio, CEO do banco que concorre com ressalvou que uma operação de aquisição teria de lhe permitir "gerar valor".
Depois dos resultados do segundo trimestre o BCP classificou as suas operações na Polónia e na Grécia como "non core", ou seja, não sendo um activo central para a estratégia do banco. Dadas as necessidades de recapitalização que o banco enfrenta em Portugal, esta reclassificação foi vista como uma primeira declaração de intenção de vender a participação."
Fonte: www.negocios.pt 

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Eólicas offshore Polónia - estaleiros de Gdansk

" O processo de readaptação que devem sofrer os estaleiros navais de toda a Europa têm sido alvo de estudo por parte da União Europeia, havendo muitos especialistas a apontar para a indústria eólica como uma das portas de saída para esta indústria, que tem enfrentado a concorrência asiática.
Enquanto que nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo todas as hipóteses poderão estar ainda em estudo, os primeiros passos daquilo que pode ser uma "revolução" estão, de novo, a ser dados na Polónia e nos estaleiros de Gdansk. Já foi criada uma nova empresa, a GSG Towers, detida pelo Estado polaco e por investidores ucranianos, que já está a dar resposta a algumas encomendas.
O vice-presidente desta empresa, Thomas Gaardbom, disse acreditar estarem reunidas muitas das condições necessárias para que o desafio que enfrentam venha a conduzir a uma aposta bem-sucedida. Para além das metas europeias de produção de energia limpa, agendadas para 2020, existe já a saturação do mercado alemão nas eólicas onshore, e que o único desenvolvimento que pode acontecer nesta área é a energia offshore. "Estamos a tentar posicionar-nos para esse mercado de offshore", assumiu Gaardbom. Os estaleiros de Gdansk beneficiam de uma localização privilegiada no acesso às rotas marítimas através do Báltico."
Fonte: www.publico.pt