terça-feira, 20 de dezembro de 2011

BCP não vende Bank Millennium

" O BCP decidiu não vender a participação no Bank Millennium, informou o banco em comunicado enviado à CMVM.
No comunicado enviado ao regulador do mercado, o BCP explica que no processo de avaliação da unidade polaca "abordou minuciosamente várias opções, incluindo as decorrentes de ofertas de aquisição da participação no Bank Millennium que o Banco recebeu".
No entanto, "o Millennium bcp concluir que a opção que melhor defende os interesses dos seus 'stakeholders' e que melhor potencia a criação de valor é a de manutenção da sua participação no Bank Millennium.
O banco vem, assim, "reafirmar a sua confiança no progresso da economia polaca e o seu compromisso de continuar a apoiar e sustentar o desenvolvimento orgânico do Bank Millennium, suportado pela sua forte posição no mercado de retalho, pelo baixo risco demonstrado pela sua carteira de crédito e pelos ganhos de eficiência e produtividade que têm vindo a ser alcançados com sucesso".
Segundo a imprensa polaca, o francês BNP Paribas, o Bank Pekao e o PKO Bank Polski terão estado entre os interessados na unidade do BCP. Também o russo Sberbank foi envolvido no negócio mas acabou por desmentir o interesse. A imprensa e os analistas admitiam, na altura, que o BCP poderia obter uma maquia superior aos 890 milhões de euros a que estavam avaliados os dois terços do capital que o BCP detém.
O Millennium Bank é o sexto maior banco da Polónia em activos, com uma rede de mais de 450 sucursais de retalho e 1,1 milhões de clientes. Foi sempre um banco virado para o retalho, com uma forte aposta no crédito imobiliário, onde é um dos principais "players". Por outro lado, o banco tem uma posição pouco significativa e pouco lucrativa no mercado empresarial.
"Essa é uma fragilidade que o plano estratégico para o triénio 2009-2012 tenta colmatar, "mas acredito que será muito difícil para o Millennium Bank conquistar terreno nesse mercado tendo em conta a forte concorrência no segmento", disse recentemente ao Negócios Pawel Kozub, um analista de acções do UniCredit.
Segundo o banco, o resultado líquido consolidado do Bank Millennium atingiu 341,4 milhões de zlotys (85,1 milhões de euros) durante os primeiros nove meses do ano de 2011, representando um crescimento de 60% em relação a igual período de 2010. Na comparação trimestral, o resultado líquido atingiu 125 milhões de zlotys (31,2 milhões euros) no terceiro trimestre de 2011, o que representa um crescimento de 8,4% face ao trimestre anterior"
Fonte: www.negocios.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário