segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cartrack na Polónia

" Está presente em Portugal há apenas três anos e no ano passado faturou mais de um milhão e oitocentos mil euros. A Cartrack tem-se vindo a afirmar na liderança nas áreas da segurança e gestão de frotas e é de Portugal que vai sair todo o know-how para a expansão da empresa em países como a  Espanha e a Polónia.
Esta responsabilidade recairá no CEO João Barros que passa a fazer a gestão da Cartrack na península Ibérica. A sucursal polaca irá contar também com a experiência da equipa portuguesa para desenvolver o seu plano de implementação: "Os resultados têm sido impressionantes, e queremos replicá-los agora noutros territórios. Pelas próprias características do mercado, Espanha e Polónia são os nossos sucessores naturais. É com enorme entusiasmo que abraçamos este novo desafio." afirma.
Esta empresa que conta já com 42 colaboradores e escritórios em Lisboa e  Porto nasceu de uma parceria com uma multinacional da África do Sul e tem crescido a um ritmo de cinquenta porcento ao ano, crescimento suportado em grande parte pelo setor da gestão de frotas, mas agarra também o mercado da segurança de particulares.
João Barros justifica esta vontade de expansão afirmando "Temos vindo a desenvolver um percurso muito interessante - em apenas 3 anos, já somos líderes de mercado e trabalhamos com alguns dos maiores players do mercado nacional." "
Fonte: www.bit.pt 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Polónia impulsiona lucros JM 2º trimestre

Actividade de retalho na Polónia suportou crescimento de 3,4% do lucro da Jerónimo Martins no segundo trimestre.
O lucro da retalhista nacional Jerónimo Martins, dona da cadeia Pingo Doce, deverá ter subido 3,4% para 90 milhões de euros, segundo a média das estimativas dos analistas consultados na ‘poll' da Reuters.
Este número compara com o lucro de 87 milhões de euros registado no mesmo período do ano passado.
A contribuir para o bom desempenho da empresa liderada por Pedro Soares dos Santos está o crescimento das vendas da polaca Biedronka, que mais do que compensou a pressão no mercado nacional marcado por uma forte concorrência e uma economia em recessão.
"Em nosso entender, o caso de sucesso da operação da Jerónimo Martins na Polónia deverá continuar a suportar o crescimento das vendas e do lucro do grupo nos próximos anos. A companhia prevê a abertura de 250 novas lojas em 2012", referiram os analistas da ING.
As receitas terão aumentado 7,2% para 2.691 milhões de euros, ao mesmo tempo que o EBITDA subiu 3% para 177 milhões de euros."
Fonte: www.economico.pt 

Lucro Bank Millennium subiu 2,2%

O lucro do Bank Millenium, subsidiária do BCP na Polónia, subiu 2,2 por cento nos primeiros seis meses do ano, face ao mesmo período do ano passado, para 221,2 milhões de zlotys (52,5 milhões de euros).
De acordo com o comunicado da empresa enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o resultado líquido do trimestre foi de 111,1 milhões de zlotys (26,4 milhões de euros), conseguindo assim mais 0,9 por cento do que no trimestre anterior.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Lavradores da Feitoria - vinho douro na Polónia

No primeiro semestre deste ano, a empresa facturou 900 mil euros, um crescimento de 27% face ao homólogo de 2011. As exportações valeram 68% e apresentaram um aumento de 30%. Também o mercado nacional comportou-se favoravelmente, com o volume de negócios a crescer 24% com manutenção de preços.
No entanto, é o segundo semestre, e principalmente os últimos dois meses do ano, que fazem o exercício. A LF prevê atingir vendas de 1,7 milhões de euros, o que significaria um aumento de 6,2% face a 2011. Este crescimento será alavancado nas exportações, que deverão representar 70% do volume de negócios. 

sábado, 7 de julho de 2012

Vinhos portugueses na Polónia - vinhos doces

Apresentação no site http://kotlet.tv/ de três tipos de vinhos doces, incluindo Vinho do Porto. Don Pablo Ruby.  



Apresentação de três propostas de vinhos para oferta ou festas, com o Vinho do Porto a surgir como a 1ª opção. 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Vinhos portugueses na Polónia - comparações II

Vinho do Porto Rosé. Algumas das impressões não foram propriamente das mais entusiásticas.


Vinhas Velhas 2001, de Luís Pato

terça-feira, 3 de julho de 2012

Vinhos portugueses na Polónia - comparações

Comparação entre vinhos de supermercados. Comparação entre dois vinhos Verdes: um Anselmo Mendes e Quinta de Simaens (início 1:45). Ao minuto 6:50 - Vinha da Barco, Tinto Alentejano (preço: 13 PLN).  

Comparação entre um Vinho Verde (Muralhas de Monção) e outro "vinho de verão" alemão