No quadro acima podemos ver a evolução da taxa de crescimento do PIB da Polónia desde a data da sua adesão à União Europeia em 2004, assim como as previsões até 2012. Para uma melhor contextualização, coloquei também os dados para Portugal, Zona Euro (17) e UE (27).
Como é sabido, estas elevadas taxas de crescimento do PIB da Polónia estão relacionadas com a baixa base de partida. No quadro seguinte vemos que em 2004, o PIB per capita (em Euro) da Polónia correspondia a pouco mais de 1/3 do de Portugal. Em 2009 já era de metade.
Claro que a análise do PIB per capita deve ser feito em paridades de poder de compra. Até porque a Polónia não tem como moeda o Euro, e o efeito cambial não é de todo desprezível na análise. Assim sendo, vemos que a diferença face a Portugal é muito mais esbatida. Nota: Estes quadros foram baseados em dados do Eurostat.
Já agora, fica também abaixo um mapa onde é possível vizualizar a distribuição do PIB per capita pelas várias regiões da Polónia. Sem surpresa, a região onde se encontra Varsóvia (Mazowieckie) é a que tem o valor mais elevado.
Sem comentários:
Enviar um comentário