domingo, 29 de maio de 2011

Euro 2012: Polónia-Ucrânia Estádios

Varsóvia - Estádio Nacional: 56000 lugares de capacidade e um custo de cerca de 500 ME.
Construtoras responsáveis: Hydrobudowa Polska (grupo PBG) e a Alpine (pertencente à espanhola FCC). Pese embora a inauguração estivesse prevista para Agosto de 2011, falhas de segurança nas escadas de acesso do estádio (que implicam mudanças estruturais) assim como problemas com a instalação eléctrica adiam esta inauguração para o próximo ano (ver notícia aqui).
Poznań - Estádio Municipal: 42000 lugares de capacidade e um custo de remodelação de cerca de 160 ME.
Construtoras responsáveis: Hydrobudowa Polska (grupo PBG), Alpine (pertencente à espanhola FCC) e AK-Bud. A inauguração do estádio ocorreu a 20 de setembro de 2010, sendo o único dos estádios polacos que já está terminado (na Ucrânia dois deles também já estão).   

Gdańsk - PGE Arena: 41000 lugares de capacidade e um custo de 200 ME.
Construtoras responsáveis:  Hydrobudowa Polska (grupo PBG), Alpine (pertencentes à espanhola FCC). A imagem de marca deste estádio é a sua decoração da cobertura a imitar o âmbar. Fruto do inverno rigoroso, a sua inaguração está adiada por alguns meses, mas deverá ocorrer este ano.
A cobertura deste estádio era suposta ser da responsabilidade da Martifer, como se refere nesta notícia de Novembro de 2009. A realidade é que esta obra de 90M Pln viu o seu contrato terminado em Setembro de 2010. Desnecessário será referir que tudo isto está agora em tribunal com a Martifer a exigir o dinheiro pelo trabalho efectuado e a empresa contratada pelo consórcio de construção (a  Energomontaż) a dizer que não paga porque a Martifer fez o trabalho mal e atrasado. Isto de acordo com esta notícia. 
Wrocław - Estádio Municipal: 42700 lugares de capacidade e um custo de 190 ME.
Construtoras responsáveis: Começou por ser a Mostostal-Warszawa (na qual a Acciona tem participação de 49%), mas atrasos e desentendimentos com o dono de obra - a câmara municipal de Wrocław - levaram a que o contrato de empreitada fosse cancelado. Assim, quem assumiu a obra a meio foi a empresa alemã Max Bögl.

Sem comentários:

Enviar um comentário