quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jerónimo Martins Polónia - evolução da Biedronka

Usando apenas a informação oficial dos sites da Jerónimo Martins e da Biedronka, em resumo esta foi a cronologia da actividade da empresa na Polónia:
- 1995: Compram uma rede de cash&carry polaca chamada Eurocash. Em Portugal já tinham experiência com o Recheio, pelo que adquiram em conjunto com os seus parceiros ingleses da Booker (líderes no mercado grossista alimentar) as 48 lojas polacas de cash&carry;
- 1997: Compram a cadeia de lojas de desconto Biedronka. No total foram 243 lojas;
- 1998: Adquirem aos parceiros ingleses a sua quota no Eurocash;
- 2000: Maioritariamente através da abertura de novas lojas (só 57 foram compradas a um concorrente) terminam o ano com 589 lojas, tendo necessidade de encerrar 75 lojas;
- 2004: Vendem o Eurocash através de um Management Buy Out, focando-se somente na Biedronka;
- 2007: Em Setembro desse ano, abriram a sua loja Biedronka nº 1000 e já contavam com 6 centros de distribuição; 
Actualmente, também graças à aquisição em 2008 de 210 lojas Plus (grupo alemão Tengelmann), já contam com mais de 1650 lojas.

Sem comentários:

Enviar um comentário