quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mapa auto-estradas em construção na Polónia


Neste mapa podemos ver em maior detalhe não só a situação à data de Setembro de 2010 das auto-estradas e vias rápidas existentes na Polónia, assim como aquelas que estão em construção.
Começando pela A1, esta auto-estrada quando estiver concluída ligará a Tri-cidade (Gdańsk, Gdynia e Sopot) à fronteira com a República Checa (em Gorzyczki). Esta ligação norte-sul passará por cidades como Toruń, Łódź, Piotrków Trybunalski, Częstochowa e Katowice. Como se pode ver pelo mapa, no final do ano passado apenas 1/5 do trajecto da mesma estava terminado, sendo que o troço que está mais atrasado é aquele que ligará Łódź a Katowice. Assim sendo, esta ligação não estará totalmente concluída a tempo do Euro-2012, nomeadamente no que se refere ao troço Stryków – Czestochowa. Esta auto-estrada está inserida na estrada europeia E75, que liga o norte da Noruega à ilha de Creta (na Grécia).  
A A2, que faz o eixo Varsóvia-Berlim, passando por Poznań e Łódź prevê-se que esteja concluída a tempo do Euro-2012. O troço que já existe faz quase na totalidade a ligação entre Poznań e Łódź. Assim se vê a centralidade óbvia que Łódź assume, vindo a ser servida dentro de muito pouco tempo por duas auto-estradas. A A2 faz parte da estrada europeia E30, iniciando-se em Cork (Irlanda) e terminando algures pela Rússia, sendo uma das principais ligações entre a UE e Moscovo.
A A4, que liga o oeste da Polónia ao sudeste (com a fronteira da Ucrânia) e passa pelas cidades de Wrocław, Katowice, Kraków e Rzeszów também não se prevê que venha a estar concluída na sua totalidade em 2012. Mas em termos de km actualmente construídos, é a que tem maior dimensão na Polónia. Quanto à A4 pertence à E40, que é só a rota europeia mais longa (mais de 8000km) e que liga Calais (França) a uma cidade fronteiriça do Kazaquistão, bem perto da China. É uma das principais ligação entre a UE e Kiev.

Sem comentários:

Enviar um comentário