" Graças ao Euro 2012, a Polónia tem centenas de quilómetros de
novas estradas, muitos novos terminais de aeroportos e estações ferroviárias.
Por outro lado, trabalhar em tantos projectos de infra-estruturas acabou por
ser um mau negócio para as empresas de construção.
Pouco antes do Euro 2012, o país inteiro acompanhou os
esforços dos construtores para abrir o troço da A2 entre Lodz e Varsóvia, a
tempo para o jogo de abertura. Os esforços foram "bem sucedidos" e a
estrada, embora não completamente terminada, foi aberta ao tráfego a tempo.
Apesar de muitos outros projectos não terem sido concluídos, os comentadores
elogiaram os esforços da Polónia.
Mais de zl.70.5 biliões foram gastos na construção de
estradas e vias rápidas na Polónia. Isso foi o suficiente para construir 1,097.3 km de estradas.
O plano original era para completar 421,8 quilómetros
da auto-estrada A1 para o início do Euro 2012, mas tem apenas um terço feito; 315 km não foi construída.
No caso da A2, 196,9 km foram concluídos. Quanto à A4, ela
agora tem 297,4 km
de extensão, mas apenas 74 km
foi construída. O projecto de auto-estrada só completou foi uma secção de 35,5 km planeada da A8. Das
vias rápidas previstas para o Euro 2012, a 20 km da S2 não foi construída, apenas metade
do planeado para a S8 (km 11,75) foi concluída e apenas 29,3 km da S5 (de um total
planeado de 70,3km). Projectos concluídos incluem 27 km da S11 e 18 km da S7.
Centenas de quilómetros de novas estradas devem ser motivo
de alegria, mas ao mesmo tempo, os projectos realizados no âmbito do Euro 2012
tiveram um impacto negativo no mercado de construção da Polónia. "A
acumulação de um grande número de projectos para o Euro 2012, tudo ao mesmo
tempo provocou um aumento repentino na procura causada por tudo: agregados, máquinas,
asfalto", disse Marek Michalowski, presidente da Associação Polaca de
Empregadores da Construção (PZPB).
"Isso levou a um aumento dos preços e para que fosse
possível cumprir os contratos, passou a existir prejuízo o que causou os
problemas com que o sector está a deparar-se hoje. Mesmo assim, o facto desses
trabalhos terem sido concluídos, muitas vezes numa corrida contra o tempo é um
enorme sucesso para a indústria de construção polaca. ""
Fonte: http://www.warsawvoice.pl
Sem comentários:
Enviar um comentário