sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Polagra - Feira Alimentar Polónia

Vai decorrer nos próximos dias 8 a 11 de Outubro a Polagra, feira do sector alimentar na cidade polaca de Poznan. Esta Feira terá expositores divididos por 3 grandes categorias: 
- alimentação e bebidas (produtos frescos, peixe, padaria e pastelaria, fruta e vegetais, águas minerais e refrigerantes, manteigas e óleos, especiarias e frutos secos, alimentos de dieta).
- vinho e bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas).
- equipamentos para lojas (soluções de TI e sistemas POS, decoração de loja, sistemas de segurança) e soluções de franchising.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ascendi estuda Polónia

" Espanha, Inglaterra, Polónia, Estados Unidos, Canadá, Índia e Maurícias são mercados que a empresa está a estudar.
A Ascendi, detida pela Mota-Engil e pelo Banco Espírito Santo (BES), está a apostar num novo segmento de mercado - a cobrança electrónica de portagens -, explorando as oportunidades de negócio nos mercados internacionais.
O Diário Económico sabe que a empresa liderada por Gonçalo Moura Martins está a estudar hipóteses de entrar em mercados como Canadá, Estados Unidos da América (EUA), Inglaterra, Espanha, Polónia, Índia ou ilhas Maurícias. "A estratégia de expansão para novos mercados emergentes compreende uma estreita colaboração com a Accenture, parceiro fundamental neste processo de exportação de ‘know how', pela sua presença mundial e ‘expertise' na execução de projectos desta complexidade", adiantou fonte oficial da Ascendi ao Diário Económico."

domingo, 19 de agosto de 2012

E.I.P. na Polónia - Electricidade

" Líder nacional na construção de instalações fixas de transmissão eléctrica em muito alta tensão, a EIP está presente em quatro continentes e 12 países, os quais representam hoje cerca de 75% do seu volume de facturação. A empresa fechou o último exercício com receitas na ordem dos 150 milhões de euros.
Na sua carteira de trabalhos constam geografias como a Espanha, França, Itália, Argélia, Colômbia, Angola, Moçambique, Venezuela, EUA e Arábia Saudita. "O processo de diversificação internacional tem sido intenso, com uma média de dois novos mercados por ano. Em 2012, as prioridades vão incidir na Polónia e na Colômbia", refere José Horta Osório.
Para facilitar a entrada na Polónia, o grupo EIP acaba de celebrar uma joint-venture com a Mota-Engil, empresa portuguesa com larga experiência nesta região do Leste europeu. O capital da sociedade que irá explorar este mercado será repartido em partes iguais, cabendo à EIP eventuais trabalhos relativos a linhas de transporte de energia e ao grupo construtor o negócio das auto-estradas.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mota Engil entrega variante de Dobczyce


" No passado dia 20 de Julho de 2012, realizou-se a cerimónia de abertura da variante de  Dobczyce. O projecto era à muito aguardado pelos habitantes da cidade e dos municípios vizinhos da região da Małopolska.
O valor do investimento foi de 57 milhões Zlotys e a Mota Engil Central Europe concluiu a obra antes do previsto.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Vinhos portugueses ENOEXPO - Cracóvia

" A Krosslink estará presente na feira ENOEXPO, representando um grupo de produtores vitivinícolas portugueses. A feira decorrerá em Cracóvia, na Polónia, entre 14 e 16 de Novembro de 2012.

Luciana Moraes, promotora da iniciativa, afirma que "No âmbito dos serviços de expansão da Krosslink, o objectivo desta participação na ENOEXPO é levar um grupo de maioritariamente pequenos e médios produtores, representativos das várias regiões e com vinhos de qualidade diferenciada (critério fundamental), possibilitando uma entrada estruturada no mercado."

Resultados 1º semestre 2012 Biedronka

"  No primeiro semestre de 2012, a Biedronka reforçou a sua posição de liderança no sector de retalho na Polónia. O aumento das vendas foi de 18,1% (7% de aumento em like-for-like), potenciadas pelo aumento no número de lojas, que aumentou em 234 face a igual período do ano anterior. Os produtos de marca própria representaram 54,8% das vendas.
O EBITDA gerado pela Biedronka cresceu 24,8% em zł (16,5% em euros). No primeiro semestre de 2012, a Biedronka implementou um ambicioso plano para abrir 76 lojas, de acordo com planos para abrir cerca de 250 novas lojas até o final do ano.
Desde que iniciou o seu processo de remodelação do layout das suas lojas no último trimestre de 2011, processo este que pretende refrescar a imagem das lojas dando mais destaque às frutas e vegetais frescos colocando-os nas primeiras posições da entrada da loja, já foram feitas estas alterações em 1149 lojas. Estima-se que todas as lojas tenham sido remodeladas até finais de Outubro. As mudanças nos hábitos alimentares entre os consumidores polacos também são evidentes no aumento das vendas de produtos frescos."

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cartrack recupera viatura na Polónia (roubada em Espanha)

Cartrack recupera viatura na Polónia, a 3000 kms do local do roubo, e em menos de 24 horas após o alerta. A coordenação entre a Cartrack em Espanha, Polónia e Portugal permitiu a rápida recuperação da viatura roubada, evidenciando as mais-valias da recente expansão na plataforma europeia.

No dia 6 de Agosto, pelas 09h15, a empresa Alquimobil, cliente da Cartrack Espanha, a operar no mercado de Rent a Car, contactou a Cartrack para alertar que uma viatura, que deveria ser entregue nesse mesmo dia as 19h, se encontrava na Polónia junto à fronteira com a Alemanha. Pelas 18h o roubo foi formalmente participado na Guardia Civil de Alcala de Henares em Madrid.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Holiday Inn Express Warsaw Airport com reservas a partir 17 Setembro

Fruto do contracto entre a Polish Hotel Company (empresa com capitais portugueses) e o InterContinental Hotels Group, vai abrir em Setembro o primeiro desses hóteis. O Holiday Inn Express Warsaw Airport situa-se a cerca de 3 minutos de automóvel do aeroporto Fryderyk Chopin e terá 124 quartos. Como se pode ver aqui, já é possível fazer reservas para datas a partir de 17 de Setembro.  

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Construção na Polónia: Problemas Após Euro 2012 II

" Por outro lado, os membros têm alertado a indústria que poderia entrar em colapso após a Euro 2012. Numa declaração divulgada em Julho, o PZPB destaque uma série de perigos, incluindo a falência de empresas e trabalhadores serem demitidos em massa. De acordo com membros PZPB, o maior problema do sector é das perdas crescentes sofridas pelas empresas de construção como resultado do trabalho em contratos de infra-estrutura. Eles acrescentam que estes são principalmente o resultado de aumento dos preços dos materiais, incluindo asfalto e agregados.

Construção na Polónia: Problemas Após Euro 2012

" Graças ao Euro 2012, a Polónia tem centenas de quilómetros de novas estradas, muitos novos terminais de aeroportos e estações ferroviárias. Por outro lado, trabalhar em tantos projectos de infra-estruturas acabou por ser um mau negócio para as empresas de construção.
Pouco antes do Euro 2012, o país inteiro acompanhou os esforços dos construtores para abrir o troço da A2 entre Lodz e Varsóvia, a tempo para o jogo de abertura. Os esforços foram "bem sucedidos" e a estrada, embora não completamente terminada, foi aberta ao tráfego a tempo. Apesar de muitos outros projectos não terem sido concluídos, os comentadores elogiaram os esforços da Polónia.