" Jorge Martins Delgado, diz que a empresa tem no Brasil, Espanha, Peru, Polónia e Moçambique, um conjunto de projectos onde quer continuar a crescer.
A empresa espera facturar 60 milhões de euros em 2014, dos quais 25% no estrangeiro.
A Compta - Equipamentos e serviços de Informática quer reforçar a contribuição da sua área de produtos próprios, tendo vindo a concentrar a sua aposta em três áreas específicas: logística pesada (gestão portuária e ferroviária), ambiente (gestão de resíduos urbanos e industriais e entidades gestoras) e eficiência energética. "Estes segmentos são o alvo da nossa aposta e ambição, temos já inclusivamente alguns projectos internacionais a decorrer", disse o administrador executivo da Compta, Jorge Manuel Martins Delgado, ao Diário Económico.
A estratégia traçada para a Compta passa também "obrigatoriamente pelo seu desenvolvimento em termos internacionais", refere o administrador executivo da empresa. Assim, tem em andamento uma estratégia de dupla acção que comporta a "contínua aposta no desenvolvimento da actividade em torno de dois eixos estratégicos fundamentais, como integrador de TI (Tecnologias de Informação) e fabricante de soluções de TI". Estes dois eixos estratégicos "acompanham-se de forma especializada e complementar", articulados de acordo com a geografia de destino. "A abordagem do integrador é aquela que é seguida para os mercados emergentes, onde mais facilmente podemos aportar valor, temos a experiência de quem sabe fazer, de quem já fez", diz Jorge Manuel Martins Delgado. Para os mercados desenvolvidos, onde a "forte verticalização, a inovação e a qualidade das nossas soluções se pode impor como diferenciadora e conquistadora em mercados com outra amplitude e dimensão", a abordagem é de "fabricante"
Em termos da operação internacional da Compta, para além de Angola e Cabo-Verde, onde está directamente com equipas e instalações locais, a empresa tem já no Brasil, Espanha, Peru, Polónia e Moçambique, um conjunto de projectos "onde queremos ver a nossa actividade continuar a crescer", considera o mesmo responsável. "Sempre que exista um projecto ou uma oportunidade que permita dar tracção a uma presença local, avançaremos directamente ou através da criação de parcerias locais que nos permitam cobrir esses mercados", salienta.
Dos 30 milhões de euros de volume de negócios realizados em 2011, cerca de 10% foram provenientes da actividade internacional, sendo que até 2014 a empresa prevê um incremento "muito significativo deste contributo nos resultados globais do grupo", segundo Jorge Manuel Martins Delgado. "O nosso processo de internacionalização é uma forma de exportarmos talento, na sua maioria de jovens que na Compta encontram as condições certas para afirmarem as suas competências", conclui o administrador executivo da empresa."
Fonte: http://mobile.economico.pt
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