" É a partir da sede em Oeiras e da sucursal em Varsóvia, bem como das instalações físicas dos clientes, que a Safira desenvolve projetos para todo o mundo. Além da consolidação do negócio na Polónia, a estratégia de internacionalização da tecnológica portuguesa está a passar pelo desenvolvimento de novos projetos em países como Angola, Inglaterra, Suíça, Irlanda, Bélgica e Espanha.
Porque escolheram a Polónia para iniciar o processo de internacionalização da Safira?
Inicialmente, a Safira acompanhou um dos seus clientes em Portugal no processo de internacionalização. Ao analisar os diversos mercados, a Safira acabou por optar por Varsóvia como a primeira porta do processo de internacionalização com o objetivo de servir não só o mercado Polaco, como toda a Europa de Leste e Alemanha.
Quais os pontos fortes e os pontos fracos do mercado polaco que lhe mereceram maior atenção?
Para o setor da Safira, o maior ponto forte do mercado é o facto de ser o segundo maior mercado de TIC (tecnologias de informação e comunicação) na Europa Central e de Leste, com um valor de cerca de 7 biliões de euros. A principal razão pela qual a Polónia se afirmou como um dos principais destinos de TI desta região é o vasto capital humano nesta área que continua acessível às empresas. O ponto menos positivos considero, eventualmente, o facto de muitas empresas clientes que operam no mercado polaco, sobretudo nos serviços financeiros, serem internacionais e, como tal, os centros de decisão locais nem sempre possuem a autonomia necessária para decidir sobre investimentos.
É um desafio que estamos a tentar ultrapassar olhando para a Polónia como um centro de TI com capacidade de servir toda a Europa Central e, a partir desta geografia, endereçar diretamente os centros de decisão a nível regional.
Quanto representou o investimento na Polónia e como o financiaram?
O investimento da Safira na Polónia representou cerca de 1 milhão de euros ao longo de três anos e desde 2009. O investimento foi inteiramente financiado com capitais próprios.
Quais são as perspetivas de desenvolvimento do negócio na Polónia?
As nossas atuais perspectivas continuam a ser de crescimento. Depois de dois anos de crescimento consecutivo a dois dígitos neste mercado, em 2010 e 2011, estamos convictos de que 2012 não será exceção, apesar de estar previsto algum abrandamento no crescimento económico da Polónia para este ano. Em 2012, a Safira Polónia prevê atingir os 4 milhões de Zlótis de volume de negócio.
Neste momento, a Polónia representa quanto na faturação da Safira? Qual deverá ser a evolução em 2012?
Em 2011, a sucursal da Polónia representou cerca de 10% do volume de negócios do grupo Safira, ainda que nem todo o volume de negócios internacional seja faturado através deste escritório. Para este ano, essa percentagem deverá chegar a 15%.
Quantos empregos criaram na Polónia e quem são as pessoas que os desempenham?
Desde a abertura da sucursal criámos 11 postos de trabalho quase exclusivamente para cargos técnicos ou de desenvolvimento de negócio."
Fonte: www.oje.pt
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