Usando os dados do Relatório e
Contas da Jerónimo Martins de 2011, é fácil fazer a comparação entre a operação
na Polónia com a Biedronka e em Portugal com o Pingo Doce. E isto sabendo que
na Biedronka são detentores a 100%, ao passo que no Pingo Doce têm 51%. Os
principais dados são:
Número de lojas: Biedronka
– 1873 ; Pingo Doce – 356
Área de venda: Biedronka –
1.113.192m2 ; Pingo Doce – 440.332m2
Vendas: Biedronka –
5.787ME ; Pingo Doce – 2.865 ME
Vendas / m2: Biedronka –
24000 PLN (aprox 5714 Eur*) ; Pingo Doce
– 6500 Eur
*: assumindo taxa de câmbio média
de 4,2 PLN/Eur
Crescimento de venda Like-for-like: Biedronka – 13,4% ; Pingo Doce – 0,8%
Citando o documento, este foi o
desempenho da Biedronka em 2011:
“ Na Polónia, as vendas da Biedronka cresceram 20,4%
(+24,2% em zloty). Para este desempenho contribuíram o crescimento
like-for-like e a execução do ambicioso plano de expansão da Companhia.
No que se refere especificamente ao plano de expansão do
parque de lojas, é de salientar a capacidade de execução da Biedronka, que abriu
239 novas localizações, aumentando a presença nas grandes cidades (25% das
aberturas em 2011). A Biedronka registou um crescimento do EBITDA em 26,2% (30,6%
em zloty), o qual atingiu 458,4 milhões de euros. A capacidade de promover a
qualidade crescente da proposta de valor apresentada ao consumidor; a
manutenção da liderança de preço no mercado, com crescimento de vendas no mesmo
parque de lojas; e, ainda, a execução de um ambicioso plano de expansão que no
ano passado permitiu um aumento de 16,6% da área de venda da Biedronka são
tanto mais relevantes quando se registou um aumento da margem EBITDA de 7,6% em
2010 para 7,9% em 2011.”
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