sábado, 19 de maio de 2012

Biedronka versus Pingo Doce


Usando os dados do Relatório e Contas da Jerónimo Martins de 2011, é fácil fazer a comparação entre a operação na Polónia com a Biedronka e em Portugal com o Pingo Doce. E isto sabendo que na Biedronka são detentores a 100%, ao passo que no Pingo Doce têm 51%. Os principais dados são: 
Número de lojas:   Biedronka – 1873 ; Pingo Doce – 356
Área de venda:   Biedronka – 1.113.192m2  ; Pingo Doce – 440.332m2
Vendas:   Biedronka – 5.787ME  ; Pingo Doce – 2.865 ME
Vendas / m2:  Biedronka – 24000 PLN (aprox 5714 Eur*) ;  Pingo Doce – 6500 Eur
*: assumindo taxa de câmbio média de 4,2 PLN/Eur
Crescimento de venda Like-for-like:   Biedronka – 13,4% ;  Pingo Doce – 0,8% 
Citando o documento, este foi o desempenho da Biedronka em 2011:
“ Na Polónia, as vendas da Biedronka cresceram 20,4% (+24,2% em zloty). Para este desempenho contribuíram o crescimento like-for-like e a execução do ambicioso plano de expansão da Companhia.
No que se refere especificamente ao plano de expansão do parque de lojas, é de salientar a capacidade de execução da Biedronka, que abriu 239 novas localizações, aumentando a presença nas grandes cidades (25% das aberturas em 2011). A Biedronka registou um crescimento do EBITDA em 26,2% (30,6% em zloty), o qual atingiu 458,4 milhões de euros. A capacidade de promover a qualidade crescente da proposta de valor apresentada ao consumidor; a manutenção da liderança de preço no mercado, com crescimento de vendas no mesmo parque de lojas; e, ainda, a execução de um ambicioso plano de expansão que no ano passado permitiu um aumento de 16,6% da área de venda da Biedronka são tanto mais relevantes quando se registou um aumento da margem EBITDA de 7,6% em 2010 para 7,9% em 2011.”

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