quarta-feira, 23 de maio de 2012

EDP Renováveis Polónia - novos investimentos

" A estratégia de crescimento da EDP Renováveis para os próximos três anos assenta num plano de investimento de 3,2 mil milhões de euros e está focada em três pilares: novos mercados emergentes, energia solar fotovoltaica e energia eólica ‘off shore' (em mar).
O objectivo é colocar a EDP Renováveis na liderança do ‘ranking' mundial das energias renováveis, onde hoje ocupa o terceiro lugar, afirmou o presidente da EDP, António Mexia, durante o "Investor Day" realizado ontem, no Porto.
O projecto de desenvolvimento, que conta com o apoio financeiro do novo acionista - a Three Gorges irá injectar dois mil milhões de euros -, prevê alcançar nos próximos três anos uma capacidade eólica instalada de 9.800 megaewatts (MW), o que supera os actuais 7.500 MW.
Com 10.700 milhões de euros já investidos, a empresa agora liderada por Manso Neto tem 90% da capacidade alocada a activos de baixo risco regulatório. A crise económica e financeira mundial e a alteração do quadro regulatório, sobretudo na Península Ibérica e nos Estados Unidos, obrigaram a EDP Renovável a ser mais conservadora, reduzindo o crescimento anual de 1.200 MW, até 2010, para cerca de 500 MW, em 2012.
Só em Portugal, a proposta do Governo para as energias renováveis deverá ter um impacto no sector entre 13 e 26 milhões de euros por ano.
Metas que a empresa quer agora rever, prevendo construir mais 1.000 MW entre 2012-2013 e 1.300 MW entre 2014-2015. No topo dos mercados identificados com maior potencial de desenvolvimento da energia eólica está o México, seguindo-se a Turquia, Peru e Marrocos, a que se junta, por último, a África do Sul, Chile e a Ucrânia.
Do total de 2.300 MW, cerca de 200 MW serão reservados às novas geografias e tecnologias, enquanto 400 MW serão construídos nos Estados Unidos. A fatia remanescente virá dos actuais mercados, com destaque para a Polónia, Roménia e Brasil."
Fonte: www.economico.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário