terça-feira, 15 de maio de 2012

Crescimento PIB Polónia : 2,7% estimativa 2012

" No seu último relatório a Comissão Europeia aumentou a estimativa do crescimento económico da Polónia em 2012 para 2,7% face 2,5% indicado na publicação do Fevereiro de 2012. 
Conforme a CE, o principal factor que influenciará o crescimento económico da Polónia em 2012 será consolidação fiscal contínua e deterioração da procura global. O rácio estimado do crescimento do PIB polaco em 2012 atinge 2,7%. Apesar de ser um resultado mais baixo em 1,6 p.p. de que este atingido em 2011, o crescimento da Polónia em 2012 será maior na União Europeia.
Na opinião da Comissão, o crescimento de 4,3% da Polónia em 2011 resultou de, entre outros, dinâmica adequada de todos os componentes do PIB, sobretudo o aumento significativo de investimento. No entanto, no segundo semestre de 2011 a economia polaca sentiu os efeitos negativos dos problemas fiscais da zona euro que limitaram a procura externa e agravamento de sentimentos entre os consumidores e empresas. No entanto, a economia polaca beneficiou da depreciação da moeda polaca zloty, o que aumentou a competitividade em termos de preço de empresários polacos e reforçou a posição deles na região.
Apesar a Comissão Europeia estar muito cautelosa quanto ao ritmo da recuperação do potencial económico da União Europeia em 2012, a Polónia continua a ser um dos líderes de crescimento económico."

Sem comentários:

Enviar um comentário