O consumo de vinho está a crescer na Polónia desde há uns anos para cá. O crescimento das vendas tem sido em média 10% ao ano. Isto deve-se à redução dos preços de venda, devido em muito à expansão da oferta de vinhos nas cadeias de desconto.
De acordo com um estudo do Lidl, para 1/5 dos polacos o vinho é a bebida preferida deles. Esse estudo também mostra que 63% dos polacos, pelo menos ocasionalmente, compra vinho. Todavia ainda é um valor baixo comparativamente a outros países europeus. O mercado vale cerca de 2 biliões de PLN de vendas anuais, e em média um polaco bebe 3 litros de vinho.
Todavia, a popularidade do vinho está a crescer. No estudo do Lidl, 42% dos consumidores eram esporádicos e 1/3 deles comprava vinho pelo menos uma vez por mês. 42% referiu que normalmente prefere garrafas com preço entre 20-29Pln (5-7Eur) e 47% garrafas mais caras do que 30Pln.
Por sua vez, num estudo realizado pela Biedronka, verificou-se que os polacos preferem bastante o vinho tinto (83% dos consumidores). Mais de metade dos consumidores gosta de vinho semi-seco (mais os homens) e vinho semi-doce (mais as mulheres).
Sem comentários:
Enviar um comentário