" A Mota-Engil informou hoje a adjudicação de um contrato no valor de 127 milhões de euros para a construção de uma secção da via rápida que vai unir as localidades polacas de Kępno e de Wieruszów (nota: ficam entre Wrocław e Łódź, a cerca de 50km de Ostrów Wielkopolski, na estrada que faz a ligação entre Wrocław e Varsóvia), numa extensão de 16,6 km , à Mota-Engil Central Europe e à Mota-Engil Engenharia e Construção.
No comunicado enviado à CMVM, a construtora liderada por Jorge Coelho refere ainda que o prazo de execução da obra é de 22 meses.
No mercado polaco, a carteira actual da Mota-Engil ascende a cerca de 600 milhões de euros. E de acordo com os últimos resultados prestados ao mercado, a actividade internacional representou 60% dos negócios do grupo."
"Com o projecto adjudicado, a MECE encontra-se a realizar seis projectos de secções de vias rápidas na Polónia, dos quais cinco em consórcios em que lidera.
Para além do troço agora adjudicado, destacam-se os trabalhos na S17, junto a Lublin, com um valor de cerca de 160 milhões de euros. As obras iniciaram-se em Março de 2011, prevendo-se a sua conclusão para a Primavera de 2013).
Outras obras relevantes em curso por parte da Mota-Engil na Polónia são a S3, junto a Gorzów Wiekopolski, no valor de 84 milhões de euros. Os trabalhos iniciaram-se em Julho de 2011 e a obra deverá estar concluída no Outono de 2014. Actualmente, a MECE tem em curso na Polónia 80 projectos. Os mais relevantes são vias rápidas.
A Mota-Engil está também a construir na Polónia diversos ‘by-passes' -Przemysl, Dobczyce -, assim como o nó de comunicação no centro de Kielce.
Fora do sector rodoviário, a construtora liderada por António Mota e por Jorge Coelho está a proceder à remodelação da rede de abastecimento de água no centro de Lublin e no centro de Cieszyn, tal como a marina Fluvial de Pulawy, o parque de estacionamento de Wroclaw e o complexo residencial Soltysowska.
"Para concluir a análise sobre a actividade da MECE na Polónia, destaque-se o facto da empresa ter preconizado este ano o objectivo de cobrir todo o território deste mercado com o início de actividade em Gdansk, facto assegurado este ano com a aquisição de uma empresa local que está a ser preparada para a integração plena através de um processo de fusão na MECE a realizar em 2012", adianta o referido comunicado."
Sem comentários:
Enviar um comentário