sexta-feira, 13 de abril de 2012

ELS frutas e legumes Polónia

" ELS foi para a Polónia pela mão da JM e avisa que um projecto não se pode basear só numa relação comercial
Para a ELS, o processo de internacionalização foi, em primeiro lugar, o resultado de 29 anos a fornecer produtos para as lojas da Jerónimo Martins  e de uma relação de confiança mútua que acabou por culminar num convite para que a produtora de frutas e legumes visitasse a estrutura do grupo na Polónia.
Francisco Salvador, administrador da empresa, recorda que, nessa altura, ainda não havia um firme propósito de exportar para aquela que é já a maior cadeia de retalho polaca. "Não fomos com a ideia já feita de que iríamos avançar, mas tínhamos vontade de perceber como as coisas se passavam. E desde o primeiro dia contámos com a colaboração da JM, que nos recebeu muito bem e disponibilizou três pessoas para nos acompanhar nas visitas a fornecedores, centros de distribuição, lojas".
De volta a Portugal, a ELS percebeu que havia algumas lacunas a preencher no mercado polaco e decidiu que valia a pena, pelo menos, estudar a hipótese. Seguiu-se um longo período de trabalho, com estudos, contas e estratégias pelo meio, e só depois foi apresentado o trabalho à JM. "Acreditámos que tínhamos o 'know-how' e a capacidade suficiente para sermos bem sucedidos e decidimos avançar", diz Francisco Salvador.
Até agora, a aposta está a ser ganha, até porque a empresa teve ao seu lado toda a experiência de quem já há muito tempo trabalhava na Polónia. No entanto, o responsável da ELS alerta que apenas isto não chega: "Ter ajuda é muito positivo, mas um projecto destes não se pode basear apenas numa relação comercial. Até porque esta amanhã pode desaparecer".
Para o futuro, a empresa já pensa em repetir a experiência, até porque a Polónia fica no Centro da Europa e pode facilmente dar acesso a outros mercados, como o russo, o norueguês e o sueco."
Fonte: www.negocios.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário