" Na conferência de imprensa que teve lugar após o encontro com o presidente polaco, Bronislaw Komorowski, Cavaco Silva saudou a intensificação das relações económicas entres os dois países.
“Hoje muitas empresas portuguesas vêem no mercado polaco uma oportunidade para expandir as suas exportações e também para a realização de investimentos. E nós também vemos na Polónia uma origem para visitantes e turistas que desejam conhecer melhor Portugal”, afirmou o Presidente da República.
O presidente da República sublinhou ainda que a Polónia é uma das “economias mais dinâmicas de toda a União Europeia” e que atravessou a “crise económica e financeira internacional de 2008 e 2009 sem ser atingida pela recessão”.
Cavaco Silva sustentou mesmo que a Polónia “alcança taxas de crescimento económico invejáveis para quase todos os países que fazem parte da União Europeia”. Neste sentido, e dado que há várias empresas nacionais a operar neste mercado, Cavaco Silva aproveitou a oportunidade para dizer que “regozijamo-nos com o êxito alcançado na Polónia por algumas grandes empresas portuguesas”. Ainda que nunca tenha revelado os nomes destas empresas, um exemplo do sucesso português na Polónia é a Jerónimo Martins.
Já o presidente polaco, por seu turno, sustentou que na Polónia “funcionam cerca de 100 empresas portuguesas” sendo que “algumas delas atingiram sucessos evidentes”.
“Queria exprimir ainda o meu respeito profundo a Portugal” por estar a ultrapassar “os efeitos da crise europeia, que é o nosso problema comum”, afirmou Bronislaw Komorowski.
O chefe de Estado polaco sustentou ainda que o seu país sabe bem o que é atravessar dificuldades, por isso disse estar “contente com o sucesso de Portugal”."
Fonte: www.negocios.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário